Politica: Começa a distribuição de urnas eletrônicas no país

As 577 mil urnas eletrônicas que serão usadas no primeiro turno das eleições gerais, no próximo domingo, dia 2 de outubro, já estão sendo distribuídas para as mais de 2,6 mil zonas eleitorais do país.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o calendário de distribuição varia de acordo com cada zona eleitoral. Alguns tribunais regionais fazem a entrega aos presidentes das mesas. Outros fazem o transporte das urnas por rotas às seções. Mas todas elas serão montadas no sábado, um dia antes da eleição.

Em zonas eleitorais com acesso mais difícil, a distribuição já foi feita. No Rio Grande do Norte, por exemplo, a preparação das urnas que serão usadas na Região Metropolitana deve terminar nesta quarta-feira (28), mas o transporte dos aparelhos para municípios do interior já foi realizado.

Nesta quarta também começa a distribuição das 5 mil urnas em Fortaleza, no Ceará. Já no Distrito Federal, as mais de 6 mil urnas eletrônicas serão levadas na quinta-feira para os caminhões que farão o transporte no dia seguinte.

Em regiões mais distantes, como no Acre, todas as urnas já estão preparadas desde o último domingo. De acordo com o Ministério da Defesa, cerca de 34 mil militares, 47 aeronaves e centenas de embarcações e viaturas estão sendo usadas no suporte logístico para a distribuição.

Em São Paulo, maior colégio eleitoral do país, são 115 mil urnas que serão distribuídas até o sábado, véspera do pleito.

EBC

Categoria:Noticias de Atualidades

Deixe seu Comentário