Decisão: Veja como o mundo político do RN reagiu à decisão que devolve os direitos de Lula

Por William Robson

O cenário político potiguar se manifestou rapidamente sobre a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, que anulou todos os processos do ex-presidente Lula na Operação Lava-Jato. Assim, Lula volta a ser elegível e pode concorrer nas eleições presidenciais de 2022. No Rio Grande do Norte, políticos comemoraram enquanto que outros criticaram a decisão.

De qualquer forma, o ex-presidente Lula volta ao debate e ao tabuleiro para a sucessão nas eleições presidenciais do próximo ano. Como se sabe, se Lula não tivesse os direitos políticos restabelecidos, não existiria candidato capaz de derrotar o bolsonarismo. O ex-presidente guarda um capital político superior ao atual presidente. No levantamento, feito pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), 50% dos entrevistados disseram que votariam com certeza ou poderiam votar em Lula se ele se candidatasse novamente à Presidência. Bolsonaro aparece com 12 pontos porcentuais a menos no potencial de voto (38%).

Por isso, as discussões nas redes sociais extrapolam o campo político. Ontem, o ministro Fachin não apenas concedeu habeas corpus, como declarou a 13ª Vara Federal de Curitiba incompetente para julgar os quatro processos que envolvem Lula: o do tríplex, o do Sítio de Atibaia, o da compra de um terreno pelo Instituto Lula e o de doações para o Instituto.

Não poderia ser diferente no RN, que ferveu com a decisão da tarde desta segunda-feira (8). A começar pela deputada estadual Isolda Dantas (PT), que publicou fotos tanto no Instagram, quanto no Twitter em clima de comemoração. “Interrompemos a programação para comemorar com as últimas decisões do STF e com este abraço!”, disse, na legenda ao lado do ex-presidente.

Eleito na onda bolsonarista de 2018 e forte crítico do Partido dos Trabalhadores, o deputado General Girão (PSL) também entrou em cena. Ancorado na ala bolsonarista radical e em derretimento, sabe que a emergência de Lula ao cenário político também repercutirá em qualquer projeto político que vislumbre em 2022, seja a reeleição para a Câmara, seja ao Governo do Estado, em que sua principal projeto seria o de “destruir o PT”.

“Uma vergonha de nível internacional. Cabe ao Senado Federal, convocar o ministro Fachin, para explicar a motivação que anula as decisões que cassaram os direitos políticos de um condenado / ex-presidiário”, disse o deputado federal.

Assim como Isolda, a deputada Natália Bonavides (PT) também se manifestou: LULA INOCENTE! Ministro do STF acaba de reconhecer a farsa das condenações de Lula e anulou os processos conduzidos por Moro em Curitiba. Lula, neste momento, está com seus direitos políticos restabelecidos! #Lulalivre

No âmbito do Senado, apenas quem não se manifestou sobre o tema foi a senadora Zenaide Maia (PROS). Os demais representantes do RN publicaram em suas redes sociais.

A começar pelo senador Jean-Paul Prates (PT), que escreveu: “Temos a certeza de que um processo limpo e despido de interesses vai agora inocentar o maior presidente que o Brasil já teve . O Judiciário agora precisa se questionar sobre como tudo isso foi possível”. E acrescentou: “Os atos do Moro e da República de Curitiba precisam ser investigados. Lula tem um papel muito importante no atual momento de vácuo de liderança federal com capacidade de articular os entes federados e construir uma esperança para a população. É uma ótima noticia”.

O senador Styvenson Valentim (Podemos), por sua vez, não está tão contente assim. ” Lula Livre? Qual é a ideia de justiça que estamos deixando para nossos filhos e netos? Mais uma decisão monocrática que põe fogo no país como se já não tivéssemos problemas gravíssimos para administrar”, postou.

A governadora Fátima Bezerra, envolvida na reunião dos governadores em busca de providências no enfrentamento à pandemia, escreveu: “#LULALIVRE Ministro Fachin anula processos contra Lula e as condenações que nunca poderiam ter acontecido à luz da justiça. Ganha a nossa democracia, ganha o povo brasileiro! Estamos juntos, meu querido companheiro! @LulaOficial“.

Benes Leocádio (Republicanos) não se manifestou. O twitter dele está inoperante há cinco dias. A mesma situação está Rafael Motta (PSB), cuja última postagem data de 27 de fevereiro. Walter Alves (MDB), por sua vez, evitou entrar na discussão.

Categoria:Noticias de Atualidades

Deixe seu Comentário