COAF: Após repercussão negativa, governo deve manter monitoramento a parentes de políticos

0
118
Foto reprodução – BC colocou em consulta pública fim da regra que diz que o Conselho de Coaf deve vigiar os parentes e colaboradores das autoridades.

Paulo Henrique Gomes – O Banco Central colocou no último dia 17 um edital em consulta pública pelo fim do monitoramento obrigatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras, o Coaf, a parentes de autoridades do rol de pessoas cujas movimentações financeiras são monitoradas com “especial atenção”.

A regra atual diz que as instituições financeiras e empresas reguladas pelo Coaf “devem dedicar especial atenção às operações ou propostas de operações envolvendo pessoa exposta politicamente, bem como com seus familiares, estreitos colaboradores e ou pessoas jurídicas”. No texto da consulta pública, o trecho da regra que diz que o Coaf deve vigiar os parentes e colaboradores das autoridades foi retirado.

O Banco Central alega que a proposta “não isenta os bancos de monitorar transações suspeitas de parentes de pessoas politicamente expostas”, e que “na verdade torna mais rígidos, abrangentes e eficientes os controles das instituições financeiras para a prevenção à lavagem e dinheiro e ao financiamento do terrorismo”.

No entanto, diante da repercussão negativa sobre o tema, a tendência é que o governo não altere mais a regra. O Banco Central irá receber sugestões de alterações ao texto até o dia 18 de março e pode acatá-las ou não na edição final da norma, prevista para 2020.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, falou sobre o assunto em Davos, na Suíça. Moro disse que “é só uma consulta pública, e não uma decisão final” e que é necessário “entender melhor por que os reguladores do Banco Central estão propondo essa medida”.

Siga as nossas redes sociais => Fan Page <= / => Fan groups <= / => Twitter <= / => Instagram <= / => Web Radio <= => SoundCloud <==> Nosso canal do Youtube <==> Participe de nossos grupos no WhatsApp News 2 <==> News 3 <==> News 4, baixe o aplicativo da Web Radio na Play Store versão I – II, ou ouça nossa radio nos principais portais da internet que retransmite a programação Web Radio Guamaré NewsRadiosNetRadiosCastCXRadioAs Melhores RadiosShow Radios.

Deixe uma resposta